22 de maio de 2022

7/12 2022 Reading Challenge - Isto acaba aqui


"O que te resta quando o homem dos teus sonhos te magoa? Lily tem 25 anos. Acaba de se mudar para Boston, pronta para começar uma nova vida e encontrar finalmente a felicidade. No terraço de um edifício, onde se refugia para pensar, conhece o homem dos seus sonhos: Ryle. Um neurocirugião. Bonito. Inteligente. Perfeito. Todas as peças começam a encaixar-se. Mas Ryle tem um segredo. Um passado que não conta a ninguém, nem mesmo a Lily. Existe dentro dele um turbilhão que faz Lily recordar-se do seu pai e das coisas que este fazia à sua mãe, mascaradas de amor, e sucedidas por pedidos de desculpa. Será Lily capaz de perceber os sinais antes que seja demasiado tarde? Terá força para interromper o ciclo?"

Mais um livro terminado, desta vez de uma autora que já tinha ouvido falar bastante mas que nunca tinha lido nada da mesma. Este é um livro duro e pertinente sobre temas do nosso quotidiano, tais como traumas, violência doméstica, discriminação, mas também amor e superação. Mostra-nos a esperança e a confiança que uma pessoa pode depositar no outro e como essa confiança pode ser quebrada vezes sem conta. O amor nem sempre é suficiente, devemos amar-nos mais a nós próprios e largar tudo quando é necessário. Esta é uma historia bastante forte, diria até que é uma história de ultrapassagem e de empoderamento, da qual nos ensina a que não devemos julgar a mulher. É baseada numa história real. Quanto à narrativa da história, o formato desta, com os diários de Lilly a serem relidos no presente fez com que por momentos pudéssemos também sorrir, comover e entender, com a pureza e a ingenuidade que ainda transportamos connosco quando somos adolescentes cheios de sonhos e de esperanças. Perceber que mesmo apesar das adversidades e infância atribulada, Lilly continua a lutar pelos seus sonhos e é por causa deles e por aquilo que passou a sua infância toda a testemunhar, que a sua história acaba por tomar os contornos que tomou. Leva-me a concluir de que é sempre muito fácil estar de fora, julgar, dizer que se fazia isto e aquilo se nos acontecesse o mesmo, mas a verdade é que só quem passa por elas é que se apercebe que nada é tão transparente ou tão preto no branco. Amei este livro, e mal posso esperar para ler as outras obras da autora ! 

1 comentário:

  1. Tenho todos os livros dela no Kobo à minha espera para ler. É uma autora tão bem falada que até tenho medo de me desiludir.

    ResponderEliminar